Vida quotidiana
e a experiência do lugar

A importância da arquitectura reside no impacto positivo de como a construção afecta o quotidiano, optimizando a experiência de quem a usufrui. Nesse sentido, a Complot entrega-se de forma planeada a cada projeto, considerando cada proposta um desafio único e com identidade própria, nunca descurando a assinatura distinta do atelier.

A abordagem inicia-se sempre pelo lugar. É desse contexto que tudo o resto se elabora, desde a luz aos materiais e ambientes. Da composição cromática à conjugação de texturas e desenho de mobiliário, o conceito para cada espaço é pensado numa lógica site-specific, transformando cada espaço numa experiência rica e inusitada.

O projeto de arquitectura delineado pela Complot constitui-se assim de forma criteriosa: da formulação do conceito ao licenciamento junto das entidades competentes, passando pelo projeto de execução e acompanhamento da obra. Em todas as fases a Complot promove um diálogo constante com o cliente – uma peça-chave para que o projeto seja bem sucedido. Trabalhamos de forma planeada e rigorosa para ir de encontro às pretensões de quem connosco colabora.

Não descurando a criação de raiz, entendemos a importância da reabilitação nos dias de hoje, sendo projetos que nos entusiasmam sobremaneira. É um enorme desafio a abordagem a espaços de caráter obsoleto, aliando a sua renovação com a preservação de elementos originais. Aferimos as intervenções necessárias, desenvolvendo soluções para possíveis carências construtivas, funcionais ou estéticas.

Projectos de arquitectura Complot. Vídeo © Belmiro Ribeiro.

Briefing

As ideias que nos são colocadas servem sempre de base para iniciar um trabalho de colaboração, indo de encontro a um resultado onde a nossa experiência é veículo para materializar a intenção de quem nos procura. Tomamos como ponto de partida o diálogo com o cliente, sendo sempre esse o alicerce de onde nascerá o projeto.

Desenvolvimento

Depois de analisada a proposta, dá-se início ao desenvolvimento e amadurecimento de ideias. É nesta fase que surgirão possibilidades de concretização – um brainstorming de onde resultará a melhor forma de adequar o abstrato ao real. Mood boards, onde conjugamos materiais, cores e texturas servirão de suporte e génese para consolidar cada proposta.

Implementação

É nesta etapa que passamos para a materialização de ideias. Através de uma ampla rede de contactos, trazemos para o projeto os melhores intervenientes que executarão os objectivos propostos, convertendo para a realidade o que até então se mantinha no papel. Do geral para o concreto, todos os aspectos do programa são tidos em conta, sempre com a máxima dedicação.

Projectos de Arquitectura